5 Dicas imperdíveis para quem pensa em comprar um terreno sem erros!

 

Já pensou em se apaixonar por um terreno e não poder chamá-lo de seu? Então para que isso não ocorra é de fundamental verificar se a documentação está em dia. Portanto segue algumas dicas abaixo que vão te ajudar escolher seu lote ideal!

Dica 1

A princípio é  de extrema importância verificar se o terreno em questão encontra-se em um loteamento aprovado, ou seja legalizado pelo município. Igualmente verificar se o mesmo está em dia com o licenciamento ambiental, e se não há questões judiciais pendentes.

Dica 2

Da mesma forma verificar se o terreno em que está interessado realmente existe. Logo para saber isso procure o Cartório de Registro de Imóveis. Também vale ressaltar que se o terreno obteve vários proprietários em pouco tempo, temos um alerta, pois ele pode possuir algum problema.

Dica 3

Observe também as dimensões  terreno são as mesmas apresentadas pelo corretor.Por isso levar uma trena para visitar o loteamento é uma ótima ideia. Lembre-se  de levar uma trena com mais de 10 metros de comprimento para medir com mais precisão, caso o lote esteja com medidas diferentes, pode ser que algum dos vizinhos tenha invadido parte do terreno.

Dica 4

Assim também não assine contrato de compra em casos de certidões negativas em aberto, com registro de imóveis desatualizados, ou com proprietários envolvidos em ações judiciais que possam comprometer o futuro do lote.

Dica 5

Lotes em condomínios fechados seguem legislação específica do loteamento e podem ser atingidos pela legislação de uso e ocupação do município. Por isso vale à pena pensar em consultar um arquiteto para  que você não caia em uma fria, e assim acabe comprando um lote que não poderá construir sua casa como sempre sonhou.

Muitas pessoas acreditam que um terreno ou lote para ser bom precisa ser plano. Nada disso!

Um terreno pode ter inúmeras características e elas pode ser boas ou não, por isso tudo vai depender do que você espera dele. Então precisamos avaliar se o terreno em questão encontra-se em proximidades de córregos, nascentes ou lagos, pois ele pode ter alguma legislação de proteção ambiental e ou uma legislação própria de  uso e ocupação limitadora da construção.

Também tenha o máximo de clareza no que idealiza, assim como a sua casa nele ficaria.

Para fazer a compra com mais segurança ainda contratar a consultoria de um arquiteto pode ser fundamental, pois por conhecer da Lei de Uso e Ocupação do município, conseguirá visualizar com mais clareza as diretrizes legislativas exigidas pelo seu terreno.

Um arquiteto poderá realizar um estudo de viabilidade construtiva, e ver se o terreno comporta a construção que você idealiza é viável ou não para aquele lote em questão.

Na G. Arqui possuímos várias pacotes de consultorias, consulte-nos!

Compartilhe nosso Post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
comprar terreno sem erros

5 Dicas imperdíveis para quem pensa em comprar um terreno sem erros!

Já pensou em se apaixonar por um terreno e não poder chamá-lo de seu? Então para que isso não ocorra é de fundamental verificar se a documentação está em dia. Portanto segue algumas dicas abaixo que vão te ajudar escolher seu lote ideal! Dica 1 A princípio é  de extrema importância verificar se o terreno em

Leia Mais »