Tendências na Arquitetura Residencial

Atualmente vivemos em um mundo em que a globalização,  e a tecnologia da informação, começam a ditar novas regras nas tendências na arquitetura.

Para você entender melhor, uma tendência é a direção em que algo está se desenvolvendo ou transformando, ou seja, uma evolução que pode ser econômica, social ou tecnológica incorporada no comportamento das pessoas. Então a mudança de comportamento das pessoas impacta em seu cotidiano, consumo, ma maneira de se viver e em suas relações com os espaços.

Hoje o mundo funciona de uma maneira muito mais fluída e conectada.

E na arquitetura podemos destacar quatro aspectos desta transformação comportamental em simplificar tarefas do dia a dia, e em buscar viver experiências diferenciadas, que tem feito a diferença na inovação e criação de espaços e projetos de casas. 

1. INTEGRAÇÃO DOS ESPAÇOS

A integração dos espaços surge do comportamento das pessoas de simplificarem tudo aonde vivem e possuírem uma vida mais dinâmica, fluída e unificada.

Quando menos é mais, o conceito minimalista ganhou espaço!

Não é novidade que as paredes perderam espaço, e este comportamento de simplificação, impacta em nossos desejos e anseios de viver bem, em espaços mais dinâmicos, abertos e adaptáveis. E quem está a procura de inovação na sua casa, pode encontrar esse diferencial na integração de ambientes internos e externos.

A ideia é que as áreas externas sejam mais valorizadas com a utilização de janelas de vidro, no lugar de paredes e portas, aumentando a quantidade de luz natural no ambiente, bem como de ventilação, trazendo a área externa para o interior da casa, obtendo uma comunicação mais leve,  acessos mais rápidos, contato com a natureza, criando verdadeiros espaços verdes em harmonia com os ambientes sociais da casa.

Em termos da arquitetura podemos dizer que os ambientes integrados com pé-direito duplo, trazem ao seu interior uma amplitude visual, um bom aproveitamento da luz natural, boa ventilação, e cria espaços sensoriais, que proporcionam tranquilidade, aconchego e bem-estar, mudando a forma em que se vive.

A ideia aqui é trabalhar ambientes bem setorizados, com fácil transição entre eles e valorizando a privacidade nos locais mais íntimos.

2. VIDRO COM MAIS FUNCIONALIDADE

A utilização de vidros é tendência mundial na arquitetura, pois traz leveza para edificação, permite um bom aproveitamento da luz natural, e agrega sofisticação  e luxo à edificação.

Por ser um material versátil, possui vários tipos de aplicações, que podemos destacar em: fachadas, muros, coberturas, sacadas, escadas, divisórias. Com a principal função de substituir as paredes de alvenaria, tornando as ambientes mais clean.

Este material traz diversos benefícios, como sensação de amplitude, melhoria na iluminação natural,  economia de energia elétrica, manutenção simples e principalmente proporciona a integração de ambientes pela sua transparência.

Pensar na utilização de vidros, vai de encontro com uma vida mais sustentável.

3. CASAS INTELIGENTES – AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL 

A automação residencial é certamente o futuro da arquitetura, onde as casas vão conseguir abranger inovações tecnológicas,  criando ambientes muito mais funcionais, aumento da segurança, conforto, acessibilidade e sustentabilidade.

A revolução digital nos trouxe a automação, que é uma nova forma de projetar sistemas residenciai, e que tem como base a simplificação e praticidade do dia a dia, trazendo conforto, segurança e comodidade. Com apenas um aparelho smartpfhone, você pode controlar áudios, vídeos, iluminação, temperatura, segurança, do jeito que desejar.

Tudo isso gera uma grande economia de energia, afinal,  quem nunca se esqueceu do ar condicionado ligado quando saiu de casa? Por meio da automação, é possível desligá-lo de onde você estiver.

A sua casa fica conectada com você!

4. CONCEPÇÃO FACHADA X VOLUMETRIA

Na arquitetura, a volumetria funciona como um elemento que transmite  a sintonia do projeto com seu entorno, oferecendo conforto e funcionalidade na sua área interna. 

A composição de volumes de uma edificação, tem ganho destaque onde todas as fachadas possuem o seu valor e a proposta é trazer um certo movimento as fachadas,  com composições assimétricas, ora em curvas, ora em ângulos retos e em diferentes posições horizontais e ou verticais, sem telhados aparentes. Essa ideia surge para romper o conceito  das fachadas estáticas e simétricas, dando espaço para uma arquitetura mais personalizada, estética arrojada e dinâmica.

Lembrando que trabalhar na volumetria de todas as fachadas, vai depender muito do entorno onde sua casa vai estar inserida!

Ideal para quem tem a ideia de construir uma casa com estilo moderno e contemporâneo….

A arquitetura é realmente surpreendente!

Possibilita a criatividade e exerce influência sobre o ambiente, afetando em como as pessoas vivem e se conectam.

 

 

 

Compartilhe nosso Post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Tendências na Arquitetura Residencial

Atualmente vivemos em um mundo em que a globalização,  e a tecnologia da informação, começam a ditar novas regras nas tendências na arquitetura. Para você entender melhor, uma tendência é a direção em que algo está se desenvolvendo ou transformando, ou seja, uma evolução que pode ser econômica, social ou tecnológica incorporada no comportamento das

Leia Mais »